domingo, 7 de março de 2010

Unhas bonitas e saudaveis !

Veja como você deve tirar a cutícula das unhas e deixar o seu esmalte durar mais tempo. E ainda, a higiene correta para alicates e espátulas.

Esmalte: para o esmalte durar mais tempo, a dica é passar a ponta do dedo sobre a parte lixada da unha logo depois que ela for pintada. Isso ajuda a retirar o excesso de esmalte, o principal culpado pelas pontas das unhas descascarem rapidamente. O esmalte seca mais se você tirar limpar bem o pincel do esmalte antes de aplicá-lo. Depois disso mergulhe as mãos em um pote com água bem gelada ou use um óleo secante. Quando o esmalte começa a descascar, é hora de retirá-lo e aproveitar para caprichar na hidratação da área. Dê um intervalo de pelo menos uma semana, pois as unhas precisam respirar. Deixar as unhas pintadas por mais de cinco dias pode enfraquecê-las.

Cutícula: O ideal é retirar só o excesso, pois ela forma uma barreira protetora contra a invasão de microorganismos causadores de doenças. Comece aplicando um creme específico para amolecer cutículas e, em seguida, empurre-as. Com a própria espátula, retire somente o excesso de pele. O que sobrar, retire com o alicate, mas sem eliminar toda a cutícula. Ela protege as unhas contra fungos e bactérias. Por isso, é um erro retirá-la totalmente.

Instrumentos e produtos: Mantenha todos os instrumentos (espátula e alicate) limpos e, se possível, desinfetados. Se você vai à manicure, verifique se ela desinfeta o material após utilizá-lo em cada cliente. Não tente reaproveitar esmaltes ressecados utilizando solventes, pois eles modificam sua composição química, comprometendo a qualidade do produto.

Acetona: Use acetona só uma vez por semana. Esse tipo de produto, quando usado em excesso, resseca as unhas, que se tornam frágeis e quebradiças.

Efeitos e colorações: Para tornar sua unha mais comprida, deixe uma faixa bem fininha sem pintar nas laterais. Mas o efeito tem de ser sutil, para não ficar com ar de desleixo.

Como lixar as unhas: As unhas dos pés precisam ser lixadas em formato quadrado para evitar que encravem. Nas mãos, vale também o formato redondinho, desde que a unha não fique pontuda, o que poderia fazer com que ela quebrasse com mais facilidade. O formato oval é ideal para unhas fracas, porque quebra com menos facilidade. O quadrado exige movimentos firmes e retos da lixa. Unhas redondas devem ser lixadas na diagonal. Uma vez por mês, lixe também a superfície das unhas com a parte mais fina da lixa para retirar as impurezas e as células mortas.

Cuidados:

Muitos de nós prestamos a máxima atenção ao rosto, ao cabelo e ao vestuário, mas a verdade é que umas mãos precocemente envelhecidas e descuidadas, transmitem uma ideia errada a nosso respeito, nomeadamente de desleixo e pouco asseio. Algumas profissões são terríveis para as mãos e unhas, sobretudo as que exigem um contacto directo com produtos químicos. Operários fabris, cabeleireiros, entre outros, muitas vezes facilitam e não usam luvas, mesmo sabendo que há produtos que deixam marcas e tingem a pele, demorando dias até desaparecer a cor e deixando um tom amarelado nas unhas. Vícios como roer as unhas e fumar, também não são aconselháveis para quem manter umas mãos bonitas.

Hoje em dia existem cada vez mais salões de estética e manicura que nos oferecem soluções imediatas para aquele jantar de última hora, como as unhas de porcelana, ou de gel, mas o ideal é sem dúvida ter umas mãos saudáveis e hidratadas por um todos, sendo o verniz apenas um acessório de realce e não de disfarce.

As sugestões que se seguem servem para homens e mulheres que pretendam manter a beleza das suas mãos prevenindo o seu envelhecimento precoce:

1. Se está sujeito a trabalhar com detergentes e outros produtos nocivos para a pele, nunca deixe de usar as luvas e no fim lave muito bem as mãos;

2. Os sabonetes em barra, são de evitar por secarem a pele. Lave as mãos com sabonete liquido, de preferência hidratante, para não ficar com aquela sensação de “pele repuxada”;

3. Use um exfoliante uma vez por semana, para remover as impurezas e as células mortas. Existem vários no mercado, mas pode sempre fazer uma máscara exfoliante caseira, misturando sal grosso e vaselina. Esfregue bem as mãos e lave muito bem;

4. Existe um tratamento SOS para os casos mais graves de mão desidratadas. Durante uma semana, ao deitar, massaje as mãos com vaselina e calce umas luvas de flanela. Logo na primeira manhã sentirá a sua pele como se fosse veludo;

5. O limão é óptimo para desencardir. Mergulhe as suas unhas numa tigela com água quente e limão. No entanto, existem casos em que a única solução será esperar que cresçam e ir cortando!;

6. As unhas das mãos, devem ser cortadas e limadas nos cantos. Nos pés é que se cortam a direito para não encravarem;

7. Usar diariamente um bom creme hidratante, de preferência com filtro solar.


* Reportagem feita , por Luane de Cassias *


Nenhum comentário:

Postar um comentário